sábado, 14 de março de 2009

Em tempos de crise


Em tempos de crise nossa teologia e conhecimento bíblico são desafiados, assim como nossa fé e esperança. Até que ponto temos nos apegado a Deus honestamente e coerentemente nos momentos mais complicados de nossa vida? No desespero, alguns tentam barganhar com Deus. Outros, lançam a palavra de Deus contra Deus (tática do Diabo em Mateus 4.1-11). Qual tem sido sua reação? Para refletir leia Jó 1.13-22 abaixo.

Jó 1:13 Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho,
1:14 veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;
1:15 e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova.
1:16 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e so eu escapei para trazer-te a nova.
1:17 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho;
1:19 e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
1:20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou;
1:21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.
1:22 Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Nenhum comentário: